quinta-feira, 30 de maio de 2013

Mina de Catoca


 


 
A mina de Catoca, ou Sociedade Mineira de Catoca, é uma mina de diamantes em operação desde 1996. Está localizada na província de Lunda-Norte em Angola.
A mina é explorada pela joint-venture Sociedade Mineira de Catoca Ltda. Compõem a Sociedade Mineira de Catoca os capitais da Endiama-E.P (capital angolano), Alrosa (capital russo), Daumonty (capital israelense) e Odebrecht (capital brasileiro).
A Mina de Catoca possui 639 mil metros quadrados de extensão. Emprega mais de 3.300 funcionários,2 e é a 4ª maior diamantífera do mundo.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Tartaruga


 
 
 
A tartaruga-comum (Caretta caretta), também chamada de tartaruga-amarela, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-meio-pente ou tartaruga-mestiça, é uma espécie de tartarugas marinhas comum nos Oceanos de todo o Mundo, mas que se encontra ameaçada de extinção.
As medidas de uma tartaruga cabeçuda tem em média 90 centímetros de comprimento quando totalmente crescido, embora os indivíduos maiores de até 270 centímetros foram descobertos. Uma tartaruga cabeçuda, já adulta, pesa aproximadamente 135 kg com os maiores exemplares pesando mais de 454 kg. A cor da pele varia do amarelo ao marrom, e a casca normalmente é marrom-avermelhada. Não há diferenças externas em sexo antes da tartaruga se tornar um adulto, a diferença mais óbvia é que os machos adultos possuem caudas mais grossas e mais curtas que as fêmeas.


 


Pirão



Ingredientes
  • 300 g peixe (pintado/tambaqui) ou cabeças que sobram
  • 250 g farinha de mandioca
  • 2 tomates maduros picados
  • 2 cebolas picadas
  • 1/2 pimentao picado
  • 3 tabletes de caldo de camarão
  • 2 colheres de sopa de colorau
  • 1 pimenta de cheiro picada
  • 1 pimenta malagueta picada (opcional)
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Sal a gosto
  • 6 colheres de sopa de azeite de dende (ou azeite de oliva)
  • 2 litros de água
  • Cheiro verde

  • Modo de Preparo

    1. Colocar todos os ingredientes picados (exceto a farinha de mandioca e o cheiro verde) em uma panela de pressão
    2. Quando começar a ferver deixar por aproximadamente 40 minutos
    3. Após, coar o líquido em peneira fina passando uma colher para aproveitar ao máximo, descartando as sobras
    4. Passar o caldo para outra panela e antes de ligar o fogo adicionar a farinha aos poucos, mexendo para não empelotar
    5. Levar ao fogo sempre mexendo, após iniciar fervura deixar aproximadamente 10 a 15 minutos
    6. Provar o sal, acrescentar o cheiro verde, caso queira o pirão mais duro acrescentar mais farinha aos poucos
    7. Passar para uma travessa, colocar cheiro verde em cima
    8. Fica ótimo com arroz branco e peixe ensopado

    quinta-feira, 16 de maio de 2013

    Rio Kwanza



    

    O Rio Kwanza é o maior rio exclusivamente angolano.
    O rio Kwanza nasce em Mumbué, município do Chitembo, Bié, no Planalto Central de Angola. O seu curso de 960 km desenha uma grande curva para Norte e para Oeste, antes de desaguar no Oceano Atlântico, na Barra do Kwanza, a sul de Luanda.
    Com uma bacia hidrográfica de 152.570 km², o Kwanza é navegável por 258 km desde a foz até ao Dondo. As barragens de Cambambe e de Capanda produzem grande parte da energia eléctrica consumida em Luanda. As barragens também fornecem água para irrigação de plantações de cana-de-açúcar e outras culturas no vale do Kwanza.
    É no maior afluente do Kwanza, o rio Lucala, que se encontram as grandes Quedas de Kalandula . Junto da foz do rio fica o Parque Nacional da Quiçama.
    O rio Kwanza foi o berço do antigo Reino do Ndongo, tendo também sido uma das vias de penetração dos portugueses em Angola no século XVI.
    O rio dá o seu nome a duas províncias de Angola — Kwanza Norte, na sua margem norte, e Kwanza Sul, na margem oposta — bem como, desde 1977, à unidade monetária nacional, o kwanza.

    terça-feira, 14 de maio de 2013

    Avenida Paulo Dias de Novais - Luanda


    IV Grande Prémio de Angola


      Luanda, 18 de Septembro de 1960









    Contando com a presença de inúmeros pilotos estrangeiros, o GP de Angola disputou-se num circuito de 4,6 km traçado nas ruas da capital de Angola. A partida para as previstas 65 voltas foi dada após o Governador-Geral, Dr.Silva Tavares ter descido à pista e cumprimentado todos os corredores presentes na grelha. Faltosos, só três: Fausto Barbosa, num MGA, Dias Jones num Jaguar e Tempest, num Lotus. Após o início da prova, John Love (piloto rodesiano que viria a militar na Fórmula 1 e que aqui utilizou um Jaguar D equipado com um motor de 3.8 litros) tomou o comando. O único piloto que lhe moveu alguma luta foi o belga Christian Gohentals, com um Porsche 718 RSK, conseguindo comandar a prova em três das passagens pela meta. No entanto o belga do RSK viria a desistir na 23ª volta, deixando o rodesiano do "D Type" à vontade no comando. No segundo posto ficou outro Porsche 718 RSK, oficial, de Wolfgang Seidel, piloto que repartia as suas participações entre corridas de sport e de Fórmula 1. No terceiro posto quedou-se Graham Whitehead, ao volante de um Ferrari 250 GT. Entre os pilotos portugueses, Correia de Oliveira  (Ferrari 250 GT) e Álvaro Lopes (Maserati 300S) animaram o público com o seu duelo particular,  mas ambos acabariam por se despistar, perdendo desse modo a possibilidade de discutirem entre si um lugar do pódio. Mesmo assim, o piloto português do Maserati 300S conseguiria recuperar até à 4ª posição final.

    quinta-feira, 9 de maio de 2013

    Fenda da Tundavala

       

    A Fenda da Tundavala é um enorme abismo de cerca de 1200 m situado na Serra da Leba, a 18 km do Lubango, na província da Huíla, em Angola.
    É nos penhascos da Tundavala que termina o Planalto Central de Angola. Aqui o planalto excede 2200 metros de altitude e cai abruptamente para cerca de 1000 metros de altitude, provocando um desnível deslumbrante com fendas colossais na montanha. Daqui se desfruta uma paisagem magnífica que se estende por dezenas de quilómetros.
    O fenómeno natural deu o nome ao Estádio Nacional da Tundavala, no Lubango, que acolheu os jogos do grupo D do Campeonato Africano das Nações de 2010 onde jogaram as selecções dos Camarões, Gabão, Tunísia e Zâmbia

    terça-feira, 7 de maio de 2013

    Chita (Acinonyx jubatus)

     
    Acinonyx jubatus é o nome científico da chita ou guepardo, também conhecido como lobo-tigre, leopardo-caçador ou onça-africana, um animal da família dos felídeos (Felidae), ainda que de comportamento atípico, se comparado com outros da mesma família. É a única espécie vivente do gênero Acinonyx. Tendo como habitat a savana, vive na África, península Arábica e no sudoeste da Ásia. Fisicamente, é significativamente parecido com o leopardo. As almofadas das patas da chita têm ranhuras para se moverem melhor em alta velocidade, e sua longa cauda serve para lhe dar estabilidade nas curvas em alta velocidade. Cada chita pode ser identificada pelo padrão exclusivo de anéis existentes em sua cauda, tem uma cabeça pequena e aerodinâmica e uma coluna incrivelmente flexível, são habilidades que ajudam bastante na hora da perseguição.
    É um animal predador, preferindo uma estratégia simples: caçar as suas presas através de perseguições a alta velocidade, em vez de tácticas como a caça por emboscada ou em grupo, mas por vezes, pode caçar em dupla. Consegue atingir velocidades de 100 a 105 km/h, por curtos períodos de cada vez (ao fim de 400 metros de corrida), sendo o mais rápido de todos os animais terrestres, porém em uma certa ocasião, avistou-se um guepardo que correu atrás de sua presa por 640 metros em 20 segundos, (medidos com um cronômetro), e 73 metros em aproximadamente dois segundos - 115,2 e 131,4 km/h respectivamente.3
    O corpo da chita é esbelto, musculado e esguio, ainda que de aparência delgada e constituição aparentemente frágil. Tem uma caixa torácica de grande capacidade, um abdómen retraído e uma coluna extremamente flexível. Tem uma cabeça pequena, um focinho curto, olhos posicionados na parte superior da face, narinas largas e orelhas pequenas e arredondadas. O seu pêlo é amarelado, salpicado de pontos negros arredondados, e na face existem duas linhas negras, de cada lado do focinho, que descem dos olhos até à boca, formando de fato um trajecto de lágrimas. Um animal adulto pode pesar entre 28 e 65 kg. O comprimento total do corpo varia de 112 a 150 cm. O comprimento da cauda, usada para equilibrar o corpo do animal durante a corrida, pode variar entre 62 e 85 cm.