terça-feira, 14 de maio de 2013

IV Grande Prémio de Angola


  Luanda, 18 de Septembro de 1960









Contando com a presença de inúmeros pilotos estrangeiros, o GP de Angola disputou-se num circuito de 4,6 km traçado nas ruas da capital de Angola. A partida para as previstas 65 voltas foi dada após o Governador-Geral, Dr.Silva Tavares ter descido à pista e cumprimentado todos os corredores presentes na grelha. Faltosos, só três: Fausto Barbosa, num MGA, Dias Jones num Jaguar e Tempest, num Lotus. Após o início da prova, John Love (piloto rodesiano que viria a militar na Fórmula 1 e que aqui utilizou um Jaguar D equipado com um motor de 3.8 litros) tomou o comando. O único piloto que lhe moveu alguma luta foi o belga Christian Gohentals, com um Porsche 718 RSK, conseguindo comandar a prova em três das passagens pela meta. No entanto o belga do RSK viria a desistir na 23ª volta, deixando o rodesiano do "D Type" à vontade no comando. No segundo posto ficou outro Porsche 718 RSK, oficial, de Wolfgang Seidel, piloto que repartia as suas participações entre corridas de sport e de Fórmula 1. No terceiro posto quedou-se Graham Whitehead, ao volante de um Ferrari 250 GT. Entre os pilotos portugueses, Correia de Oliveira  (Ferrari 250 GT) e Álvaro Lopes (Maserati 300S) animaram o público com o seu duelo particular,  mas ambos acabariam por se despistar, perdendo desse modo a possibilidade de discutirem entre si um lugar do pódio. Mesmo assim, o piloto português do Maserati 300S conseguiria recuperar até à 4ª posição final.

Sem comentários:

Enviar um comentário